Aprenda a cuidar do seu shih tzu desde filhote até adulto, ache o que procura mais facilmente pela aba "paginas".

Banho


  Os Shih Tzus são cachorros de pelo longo, o que dificulta o banho em casa, se possível leve-o a um profissional de confiança, onde ele sera bem banhado.
 Alem de água e de um espaço adequado você ira precisar de:


  • Shampoo e Condicionador :

  Há vario tipos de shampoo para cachorro, com preços variados, veja alguns clicando aqui, pode se usar mais de um durante o banho, como por exemplo um anti-pulgas, e depois um para limpar ou tratar o pelo.
 O condicionador é importante, pois deixara o pelo macio, podendo até evitar futuros nós no pelo, veja alguns clicando aqui.
 Primeiro passe o Shampoo, procure espalhar uniformemente pelo corpo do cachorro, tomando cuidado com os olhos e os ouvidos, depois repita o processo com o condicionador, leia o rotulo do condicionador para saber se e necessário esperar antes de enxaguar.

  • Algodão comum :

  O algodão serve para colocar no ouvido do cachorro, prevenindo futuras infecções, separe dois pequenos pedaços e coloque com cuidado. Durante o banho verifique se não saiu do ouvido do cachorro, se necessário colocar outro pedaço garanta que o algodão não esteja molhado.
 Tome cuidado com o tamanho, pois não devera ser pequeno demais, para proteger o ouvido e não entrar muito, é nem grande demais, para não sair com facilidade durante o banho.

  • Secador de cabelo :  

  O secador servira para secar o cachorro apos o banho (veja alguns clicando aqui), este processo e necessário para prevenir furos problemas e para o bem estar do cachorro.


Preocupações 

  Tente fazer isto de dia quando há sol, tenha cuidado com os olhos do cachorro, o primeiro banho pode ser dado com 45 dias de vida, antes disso evite molhar todo o corpo do cachorro com água.


O Processo

  Antes de tudo coloque o algodão no ouvido do cachorro, depois molhe o por inteiro, espalhe o shampoo pelo e o retire-o com água corrente, passe shampoo quantas vezes achar necessário, após isto aplique o condicionador, seguindo as instruções do rotulo.
  Após o banho seque-o o máximo possível, se preferir use toalhas de banho antes do secador.
  





50 comentários:

  1. tenho um casal, e eles estão com 2 meses e eu quero saber qual a idade ideal para poder dar o primeiro banho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 45 dias de vida (1 mes)

      Excluir
    2. O ideal eh dar banho no seu filhote apos ele tomar as 3 doses da vacina, enquanto isso pode dar banho nele com shampoo a seco

      Excluir
  2. Eu tenho uma filhote o pai dela ela só tem 25 dias e está sem a mãe estou tendo que dá leite de vaca pra ela , e eu sei que isso não é bom mais eu não tenho mais nada pra dá pra ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filhote de Shih Tzu tem que comer papinha de desmame.
      Indico a "Papinha de desmame PREMIER".
      Com 2 dedos de água morna em um copo, coloque 2 colheres pequena do pó, misture bem até virar uma papinha, mas não deixei engrossar muito e com uma seringa dê na boquinha do animal devagar para ele não engasgar.
      Essa papinha só vale por 1 hora então dê a quantidade certa, e o que sobrar, jogue fora.
      Para o meu filhote com 45 dias eu dou umas 5 seringas de 8 em 8 horas.
      Cuide bem do seu filhote!

      Excluir
  3. Oi pessoal, levei meu bebê de 1 ano no veterinário pois ele estava com os olhos irritados. Chegando lá fiquei sabendo que era conjuntivite, então ele perguntou a frequência dos banhos, eu disse de 10 em 10 dias e ele disse que eu só poderia dar banho uma vez ao mês. Isso está certo? Achei muito estranho, pq meu bebê fica uma semana sem tomar banho e já percebo que ele fica muito sujo. Vocês podem me ajudar nessa questão?

    ResponderExcluir
  4. GOSTARIA DE SABER SI POSSO DAR BANHO TODA SEMANA NO MEU Shih Tzu, OU NAO PORQUE?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para todo mundo que tem um shih tzu ou qualquer outro cao,o ideal e dar banho uma vez na semana e escovar o pelo todos os dias.Antes de dar o banho,desembarace o pelo dele.Porque uma vez molhado fica dificil de desembaraçar

      Excluir
  5. EU QUERIA SABER SE POSSO DAR BANHO NO MEU BEBÊ , COM MEU SHAMPOO E MEU CONDICIONADOR ! POSSO ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, os shihtzu são cães muito sensíveis, e tendem a alergias de pele. Use shampoo neutro para cães e um condicionador de prefetencia também para cães. Eu uso produtos específicos para cães no meu Teodoro, e as vezes um condicionador da mamae bebe para dar um cheirinho. Mas nao pode ser sempre :)

      Excluir
    2. Não, os shihtzu são cães muito sensíveis, e tendem a alergias de pele. Use shampoo neutro para cães e um condicionador de prefetencia também para cães. Eu uso produtos específicos para cães no meu Teodoro, e as vezes um condicionador da mamae bebe para dar um cheirinho. Mas nao pode ser sempre :)

      Excluir
  6. Minha shitzu acabou de ter filhotes, dois dias, gostaria de saber qdo poderei dar banho nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já pode sim ! Só tenha cuidado porque , tem que enxugar muito bem , se não os filhotes dão alergia do cheiro da mãe e como são muito frágeis podem morrer! OK ? Espero ter ajudado :)

      Excluir
  7. Meu shihtzu teve seu primeiro banho com um mês, isso tem problema??

    ResponderExcluir
  8. Meu bebê vai completar 3 meses dia 12/01. Qual a frequência que posso dar banho nele? Poderia banhar 1x por semana?

    ResponderExcluir
  9. Olá. Parabéns pelo blog. Gostaria de saber como vcs fazem para desembolar o pêlo. Qdo fica assim as Pet Shops só querem tosquiar o cão e deixá-lo como sé fos se um ET. Eu acho q dá para desfazer os nós com a paciência q só nós donos temos. Como vcs fazem? Teria alguma escova ou produto pra facilitar esse trabalho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso palitos de dentes é bem eficaz

      Excluir
    2. Existem as rasqueadeiras, escovas e pentes para shihtzus. Uso a rasqueadeira. Olha no Google imagens. As petshops tem. 12 pratas a minha.

      Excluir
  10. Boa tarde, pessoal tenho shitsu, ele está com 58 dias, quando o Padok veio para casa estava com 40 dias, como li acima, meu amigo não de leite de vaca para seu filhote não é recomendado,o Padok adora a ração, bato ela no liquidificador e adiciono água natural até ficar homogênea, lembrando sempre faça a medida certa para uma refeição, após de umedecida ao passar um tempo se torna tóxica...

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, pessoal tenho shitsu, ele está com 58 dias, quando o Padok veio para casa estava com 40 dias, como li acima, meu amigo não de leite de vaca para seu filhote não é recomendado,o Padok adora a ração, bato ela no liquidificador e adiciono água natural até ficar homogênea, lembrando sempre faça a medida certa para uma refeição, após de umedecida ao passar um tempo se torna tóxica...

    ResponderExcluir
  12. A minha Amora ta com 4 meses, e começou a se coçar na região do pescoço e isso me preocupou porque firmava pequenas feridas, o pai dela, Havy tem esse mesmo problema onde ele chega ao ponto de se lamber que o pelo cai formando uma ferida fétida e horrivel, já gastamos muito com veterinário e medicamento pra ela dizer que é uma alergia comum e volta frequentemente. Um colega me indicou dar banho com sabonete liquido protex, e por incrível que pareça ela ficou boa, com o pelo macio e brilhoso, mas também so uso quando ela começa com as coceiras, ate os carrapatinhos de sangue que ela tinha sumiu todos e os que aparecem, no banho sai.
    E falando em ração, ela come de salmão e arroz e complemento algumas vezes com verdurinhas cozida no vapor e frutas (menos cítricas).

    ResponderExcluir
  13. A minha tem o pelo bem fino e quebradiço no rostinho, tem alguma vitamina pra melhorar o pelo, trato com hills e frequentemente dou cenoura...alguma dica...

    ResponderExcluir
  14. A minha tem o pelo bem fino e quebradiço no rostinho, tem alguma vitamina pra melhorar o pelo, trato com hills e frequentemente dou cenoura...alguma dica...

    ResponderExcluir
  15. Vou ter um shih tzu
    E precisava saber quanto tempo pode dar banho?

    ResponderExcluir
  16. Vou ter um shih tzu
    E precisava saber quanto tempo pode dar banho?

    ResponderExcluir
  17. Bom dia! Adquiri um filhote de shitzu ha dois dias e a antiga dona me entregou o bichinho ja banhado e bem cheirosinho. Mas como ele ainda não acostumou em fazer as necessidades em um único local, pisa no xixi e fezes e o local do ânus já tá com fezes presas. Passei algodão molhado na área para tirar o excesso, mas como ele é branquinho ja ta com aparência de sujinho em dois dias sem banho. Quando posso dar o próximo banho? Já posso aparar o pelo traseiro para evitar ficar sujo de fezes? E para tirar as manchinhas marrons do pelo do rosto posso passar algum produto? Meu filhote tem 62 dias e vida. Obrigada!

    ResponderExcluir
  18. Qual ea melhor ração pro shitzu o pelo da minha cai muito e eles fala que essa raça não cai pelo deve ser a ração que eu dou porque ela ja tem 8 meses mais não tem nenhuma falha na pelagem dela não

    ResponderExcluir
  19. Qual ea melhor ração pro shitzu o pelo da minha cai muito e eles fala que essa raça não cai pelo deve ser a ração que eu dou porque ela ja tem 8 meses mais não tem nenhuma falha na pelagem dela não

    ResponderExcluir
  20. Tenho um shitzu filhote e o vetererinario indicou a royal junior, propria para filhote, é balanciado e tbm para quem mora em apartamento.

    ResponderExcluir
  21. O meu filhote tem apenas dois meses, come a premier raças específicas pra shih Tzu filhotes, estou achando ótima, esrou adorando, estou querendo dar banho nele mais estou c receio, mais comprei os shampoo glicerinado da granado pet e o sabonete tbm. Me falaram q é ótimo, foi o veterinário dele q passou, mais disse pra esperar mais um pouco o dar banho, mais queria tanto q ele tomasse banho, pq ele ainda não aprendeu a fazer as necessidades no banheiro higiênico e com isso, se suja todo, pisa no xixi,e as vezes até come o cocô, estou tirando isso dele. O q vcs me recomendam???...

    ResponderExcluir
  22. O meu filhote tem apenas dois meses, come a premier raças específicas pra shih Tzu filhotes, estou achando ótima, esrou adorando, estou querendo dar banho nele mais estou c receio, mais comprei os shampoo glicerinado da granado pet e o sabonete tbm. Me falaram q é ótimo, foi o veterinário dele q passou, mais disse pra esperar mais um pouco o dar banho, mais queria tanto q ele tomasse banho, pq ele ainda não aprendeu a fazer as necessidades no banheiro higiênico e com isso, se suja todo, pisa no xixi,e as vezes até come o cocô, estou tirando isso dele. O q vcs me recomendam???...

    ResponderExcluir
  23. O meu filhote tem apenas dois meses, come a premier raças específicas pra shih Tzu filhotes, estou achando ótima, esrou adorando, estou querendo dar banho nele mais estou c receio, mais comprei os shampoo glicerinado da granado pet e o sabonete tbm. Me falaram q é ótimo, foi o veterinário dele q passou, mais disse pra esperar mais um pouco o dar banho, mais queria tanto q ele tomasse banho, pq ele ainda não aprendeu a fazer as necessidades no banheiro higiênico e com isso, se suja todo, pisa no xixi,e as vezes até come o cocô, estou tirando isso dele. O q vcs me recomendam???...

    ResponderExcluir
  24. comprei uma femea ela ta com 43 dias e não esta querendo comer, o que eu faço

    ResponderExcluir
  25. Olá mamãs pet :) estou a adorar ler todas as questões e respectivas respostas, têm me ajudado muito. Estou esperando uma filhota Shih Tzu, a Kyoka e estamos numa ansiedade que não se aguenta :). Tudo pronto e esperando a princesa :) finalmente uma fémea para fazer equipe :) Obrigada pelos posts e partilha de dicas, uma grande ajuda. Parece que estou esperando um filho... o meu filho só ri. Beijo e obga

    ResponderExcluir
  26. Minha shih tzu tem a pelagem branca proeminente com mechas douradas. Dou banho semanalmente e com dois dias depois do banho já está bem suja. Alem disso se coçava demasiadamente e chegava a se machucar de tanto coçar. Mudei o shampu e o condicionador para antialérgicos e o problema da coceira quase acabou nos primeiros dias após o banho mas volta, um pouco menos q antes, na medida que vai se sujando. Penso q não seja recomendável dar banhos c maior frequência então acabo tendo uma cachorrinha bem sujinha quase q o tp todo. Acho que quem quer ter um shit tzu tem q se conformar com isso, q é melhor para o cãozinho do que sacrificar a pele e a pelagem com banhos constantes.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Tenho um shitzu lindo! Minha paixão! Mando ao pet a cada 15 dias para banho e outros cuidados higiênicos. Escovo ele todos os dias e passo uma loção que eu mesma fiz.Água filtrada e pedacinho de canela dentro! Passo nele todos os dias com um paninho e depois escovo os pelos! Disfarça o cheiro! Eles são muito sensiveis,por isso não recomendo o banho semanalmente.Aumentam as alergias de pele. Dou a premier de filhotes de shitzu, muita água, cenourinha, maçã e pera. E claro, muito amor!

    ResponderExcluir
  28. Tenho uma shitzu tá com 32 dias Tô dando leite na mamadeira e papinha de desmame. Ela come brinca e dorme e assim vai o dia todo. Come dorme. Kkkkk
    Ela já veio sujinha pra mim. Será que posso dar um banho nela rápido pra poder limpar ela..

    ResponderExcluir
  29. Pode dar banho sim após 45 dias evite apenas usar loção e condicionador use apenas shampoo e seque no secador

    ResponderExcluir
  30. Pode dar banho sim após 45 dias evite apenas usar loção e condicionador use apenas shampoo e seque no secador

    ResponderExcluir
  31. Pode dar banho sim após 45 dias evite apenas usar loção e condicionador use apenas shampoo e seque no secador

    ResponderExcluir
  32. Meu shitzu tem 40 dias a dona da cadela não aparava os pelos do bumbum deixando ele assim cheio de coco nos pelos precisei urgente dar banho nele e fazer uma tosa higienica . tem algum problema ser antes dos 45 dias?

    ResponderExcluir
  33. Boa tarde pessoal minha shitzu está com 33 dias só que está com um cheiro não muito agradável posso da banho nela em casa?

    ResponderExcluir
  34. Tenho um bebê de 35 dias quando posso dar banho nele

    ResponderExcluir
  35. Tenho um bb de 35 dias já posso banhar ele?

    ResponderExcluir
  36. Tenho um bebê de 35 dias já posso dar banho??

    ResponderExcluir
  37. Tenho um Shih Tzu de 4 anos, ele já pode tomar banho ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4 anos e vc tá perguntando se já pode tomar banho? Kkk

      Excluir
  38. Tenho uma de 2 aninhos e recentemente ela começou a aparecer algumas feridinhas perto da barriga e debaixo do braço, dou banho nela toda semana mas sempre seco ela muito bem não sei pq está aparecendo esses machucadinhos alguém pode me ajudar o que posso passar ?

    ResponderExcluir

Página inicial

Seguidores

Direitos autorais reservados. Tecnologia do Blogger.